clikesbuscape

terça-feira, 4 de março de 2014

Conhecendo e Instalando o Linux Sabayon (14.01)

Sabayon Linux é uma distribuição linux baseada puramente no Gentoo. Acho que a maioria de vocês já ouviu falar sobre o Gentoo. Mas aqui não vamos entrar em detalhes sobre os benefícios do Gentoo pois são muitos. Veja agora o que é o Sabayon Linux.

Sabayon

Quando você mudou do Windows para o Linux (eu estou supondo que você usava Windows), o Ubuntu deve ter sido a primeira distribuição que te chamou a atenção. Estamos dizendo em um sentido generalizado, uma vez que o Ubuntu é a melhor distro para iniciantes. Por outro lado, o Gentoo é uma das distros mais hardcore que existem. Por isso antes de tentar se afogar no grande lago chamado Gentoo, o Sabayon é o melhor lugar para começar a nadar.
Por que começar com Sabayon? Porque é um Gentoo muito bonito que tem pré-instalado todas as últimas novidades de softwares. Você não precisa compilar seu próprio kernel a partir do fonte, como no caso do Gentoo. Usando o Sabayon, você começa a mexer no Gentoo e a usar utilitários de linha de comando como o “emerge” para instalar pacotes. Basicamente, usando Sabayon você irá aprender muito e se acostumar com o Gentoo se desejar fazê-lo. Em outras palavras, o Sabayon é tão simples quanto o Ubuntu desde que você use seu gerenciador de pacotes principal, o Entropy. Usar o Portage exige conhecimentos avançados de Gentoo, etc.
A principal razão para ir para o Sabayon no lugar do Gentoo é porque no Gentoo tudo é compilado a partir da fonte. É realmente um desperdício de tempo. Você não se beneficia muito com a velocidade em comparação com a quantidade de tempo que você teria que sacrificar apenas com a compilação. Outro ponto a salientar aqui é que os computadores modernos de hoje são bastante rápidos. Portanto, quem quer desperdiçar tanto tempo compilando? Assim, o Entropy fornece os binários pré-compilados e que são otimizados para a sua arquitetura semelhante a como é feito no Gentoo. Mas você não perde seu precioso tempo para compilar. Nem todo aquele que está interessado em Gentoo está preparado para a terra do Gentoo. Se desejar ir para o Gentoo, o Sabayon ajuda você a chegar lá.

Características

  • Rápido como uma lebre. Você vai entender o poder do Gentoo.
  • Tudo no Sabayon funciona perfeitamente com os codecs e addons multimídia já instalados.
  • No Sabayon você tem acesso ao gerenciador de pacotes do Gentoo que é chamado de Portage. Você não tem idéia do quão grande é o repositório do Gentoo. Se livre dos PPA’s, se você usa Ubuntu.
  • O Sabayon usa o Entropy que fornece-lhe binários pré-compilados que são otimizados para sua arquitetura.
  • Com o Sabayon baseado no Gentoo, você sempre tem os softwares mais recentes.
  • Se você tem uma placa gráfica dedicada Nvidia/Ati, a última versão fechada do driver será instalada no Sabayon. Isso garante a você utilizar plenamente a sua placa gráfica e, obviamente, vídeo, áudio e tudo funcionar perfeitamente bem.
  • Um monte de distros como Arch não suportam a assinatura dos pacotes (que na minha opinião é uma questão de segurança grande), mas o Sabayon aplica mais de duas formas de checksums de segurança que asseguram que os pacotes que você baixa não estão adulterados. Digamos que um hacker malicioso entra no servidor e tenta mudar o conteúdo dos pacotes. Você não precisa se preocupar já que a verificação não irá corresponder e o pacote baixado a partir desse servidor em particular não será instalado.
  • Gerenciador de pacotes extremamente estável ​​(Entropy).
  • E a sua melhor característica: rolling release. Você sempre tem a última versão do Sabayon. Dê fim às instalações de 6 em 6 meses como acontecem ao usar Ubuntu e Fedora. Com Sabayon, você poderá ter o seu Linux por anos sem formatar a máquina nem precisar de comandos como o “dist-upgrades”.
  • Veja como é o sistema:

Gostou do Sistema? quer instalar ele em seu computador? é só seguir o tutorial abaixo, apos fazer o download do sistema no site de suporte Brasileiro Aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário